A tecnologia de cluster tem evoluído apoio de atividades que irão desde aplicações de supercómputo e software pra aplicações críticas, servidores web e comércio electrónico, até bases de fatos de maior desempenho, e outros usos. Simplesmente, um cluster é um grupo de incontáveis computadores unidos por uma rede de alta velocidade, de tal forma que o conjunto é visto como um único micro computador, mais robusto do que um Pc comum. A origem do termo e do exercício deste tipo de tecnologia é desconhecido, todavia pode-se crer que começou no desfecho dos anos cinqüenta e começo dos 60. O projeto ARPANET cresceu e tornou-se o que é hoje a Internet.
poderá-Se opinar como “a mãe de todos os clusters” (como a união de quase todos os recursos de informática, incluindo os clusters, que passaram a ser ligados). Também estabeleceu o paradigma de exercício de clusters de pcs no universo atual: o emprego das redes de comutação de pacotes para realizar as comunicações entre processadores encontrados nos pontos de outro modo offline. O primeiro artefato comercial de tipo cluster foi ARCnet, construída em 1977 na Datapoint, porém não ganhou sucesso comercial e os clusters não conseguiram ter sucesso até que, em 1984, VAXcluster correr o sistema operativo VAX/VMS. O ARCnet e VAXcluster não são apenas produtos que apoiam a computação paralela, se não que assim como compartilham os sistemas de ficheiros e dispositivos periféricos.
- Local: Interior do anel, por meio de canhões de neve e cavernas Foreunner
- Torridon Films[3]
- Usuário que reporta: Manwë 20:Trinta e nove cinco out 2007 (CEST)
- Livro: Minha existência, uma arte
- Design de modelos de reconhecimento de fala e síntese de música
- dois Teorias e sociologia
A ideia era fornecer as vantagens do processamento paralelo, ao mesmo tempo em que se mantém a confiabilidade dos dados e o feitio raro. VAXcluster, VMScluster ainda estão acessíveis nos sistemas de HP OpenVMS correndo em sistemas Itanium e Alpha. Outros 2 princípios comerciais de clusters memoráveis foram o Tandem Himalaia (em torno de 1994), com produtos de alta disponibilidade) e o IBM S/390 Parallel Sysplex (também em torno de 1994, principalmente pro uso da corporação). A história dos clusters de pcs estaria incompleta sem apontar o papel fundamental desempenhado pelo desenvolvimento do software de PVM (parallel virtual machine: ‘máquina virtual paralela’).
Este software de código-referência livre, fundado em comunicações TCP/IP permitiu a fabricação de um supercomputador virtual ―um cluster HPC― praticada a partir de cada um dos sistemas ligados TCP/IP. De forma livre os clusters heterogêneos têm constituído topo do modelo, conseguindo ampliar rapidamente em FLOPS e superando largamente a disponibilidade até mesmo máquinas de valores elevados. PVM e o emprego de Pc e redes de preço reduzido levou, em 1993, um projeto da NASA pra criar supercomputadores baseados em clusters. Em 1995, a invenção da Beowulf ―um estilo de cluster― uma fazenda de computação de acordo com um item essencial da rede com o intuito específico de “ser um super-computador”, apto de realizar firmemente cálculos paralelos HPC.
Isto estimulou o desenvolvimento da computação Grid como uma entidade, ainda que o tipo Grid girava em volta do sistema operacional Unix, e o Arpanet. Os clusters são usualmente empregados pra aperfeiçoar o desempenho ou a disponibilidade acima da que é fornecida por um único micro computador tipicamente sendo mais econômico do que computadores individuais de rapidez e disponibilidade comparáveis.
As aplicações paralelas escaláveis requerem: bom desempenho, baixa latência, comunicações que disponham de extenso largura de banda, de redes e acesso veloz aos arquivos. Um cluster pode atender a esses requisitos usando os recursos que tem membro a ele. O termo cluster tem conotações diferentes para diferentes grupos de pessoas. Os tipos de cluster, estabelecidos segundo o emprego que se dê e os serviços que oferecem, determinam o sentido do termo para o grupo que o usa.