Por outro lado, a cavalaria daria um enorme poder militar. Os gregos e macedônios a conjugaban com uma unidade militar, menos robusto, a infantaria, pela chamada falange, que permitiu aos macedônios conquistar o Império Persa, em tempos de Alexandre, o Grande.
O rumo de existência de um cavaleiro medieval era, normalmente, a de um homem de nobre berço que, tendo servido em sua primeira juventude como pajem e escudeiro, era assim ceremonialmente promovido pelos seus superiores, ao posto de cavaleiro.
No decorrer da solenidade de investidura o candidato costumava prestar o juramento de ser corajoso, leal e cortês, tal como de defender os indefesos; o que se denominava o código de cavalaria. Em latim se chamava caballus -i para os cavalos, que eram de forma especial de serviço, todavia usavam o termo equus -i pro resto dos cavalos, principlamente pros usados na disputa.
daí que se dissesse ordo equester para a categoria social dos cavaleiros. Caballus, vinha por sua vez do grego kaballes -uo, com o sentido identicamente de cavalo de trabalho. O guerreiro era um homem nobre, que havia servido como pajem e escudeiro.
- 2 Estrutura 2.2.1 Estrutura septenaria do Apocalipse
- Água De Bispo
- Chuck_es_dios 01:28, dezesseis março 2007 (CET)
- Miguel Gázquez Hernandez
- Feira “Artesanàlia”, de produtos artesanais, em meados de maio
A palavra Knight (cavaleiro, em inglês) deriva da frase anglo-saxônica Cnight, que significa servo. Cavalheiresca, dito de um homem, alega-se a quem se comporta com distinção, nobreza e generosidade. O homem cabeludo, ou fidalgo em Portugal, é a que detém a qualidade da nobreza, honra ou regular orgulho nascido de vir de pessoas virtuosas, e que exercem significado e que exercem jus a essa tradição continuándola.
a pessoa que se porta nobre diz que “é tudo um cavaleiro”. Cavaleiro, em substituição do senhor, no momento em que diz: “veio um cavaleiro”. O cavalheiro de indústria, da indústria ou de mohatra é o vigarista ou um ladrão que, para poder exercer melhor teu ofício, se faz passar por tal adotando tua aparência e boas maneiras para viver à custa alheia.
Cavaleiro na Pérsia pré-islâmica. Cavaleiro pela Roma Antiga. Cavaleiro de cada uma das ordens de cavalaria (Ordem de Malta, a título de exemplo). Cavaleiro andante, aventureiro dos livros de cavalaria. Cavaleiros substancial ou de valor eram os que, pelo caso de ter definida renda, eram obrigados a manter armas e cavalo para sair, se indispensável, para conter os mouros que faziam correrias e incursões pela região.
O cavaleiro coberto era um nobre, com grandeza de Portugal, ou seja, que gozava do regalia de não recolher o chapéu pela presença do monarca. O rei de Portugal concedia esta discernimento ou título a um nobre instruindo-o em alta voz, que se cubram em sua presença, e desde desse modo assim como poderia ser conhecido como “primos”.