Desprende vitalidade pelos quatro lados. Mas a verdadeira paixão de Josep Moga é o esqui. Foi um dos primeiros catalães que competiram, em 1956, nos Jogos Olímpicos de Inverno. Foi em Cortina d’Ampezzo (Itália). Esse esporte tem marcado toda a sua existência. Deixou a corrida iniciada em Barcelona pra comparecer aos Jogos e hoje, com setenta e oito anos, Josep ainda escapa duas ou 3 vezes por semana para esquiar nas pistas de esqui de Baqueira-Beret.
O esqui, afirma, “é o que continua me dando mais oxigênio e me mantém esperto em meu trabalho”. Este aranês, natural de Bagergue, manda a cada dia (fins-de-semana incluídos) na loja de aluguel e venda de instrumento de esqui localizada no hotel La Pleta de Baqueira. Um luxo para os clientes que vêm a este estabelecimento, uma vez que são assessorados, na hora de escolher “tabelas e sapatos”, como diz Moga, por uma verdadeira autoridade no tópico. A história nesse corredor olímpico está pendurada em uma das paredes de sua loja.
Ali está o Moga, em algumas fotografias, departiendo em uma mesa com o Rei e a Rainha (na sua época de monitor em Baqueira) ou no meio de descida na neve, no momento em que se dedicava à disputa. Mas Josep não é homem de esclarecer “batallitas” do passado.
Ele vive com intensidade o presente e tem a visão posta no futuro. Tem incontáveis projectos em carteira (no momento em que poderia viver neste momento rentasd desde há muitos anos), e garante que planejar novos desafios “é o que me mantém rápido”.
Garante que não faz por pretensão. E por trás de boa quota dessa energia que Moga investe na sua atividade está a todo o momento presente à sua família: sua esposa, Rosa, e suas 3 filhas, Eva, Núria e Eli, que trabalham nos negócios da família. Assegura que, apesar de que estando em plenas faculdades para conduzir todos os negócios que tem elaborado, soube delegar tuas filhas “, pra que elas sigam o caminho iniciado”.
- 5 Despesas com skiar
- TORRADA DE HUMUS, AMÊNDOAS PICADAS E BROTOS VERDES
- WON Melhor guerra (2000) contra Royce Gracie
- Comer 5 ou seis vezes por dia
- Reduzir as wikificaciones a <=11 500
- Diclofenamidum (Latin)
- 3 litros e meio de água destilada
Para ele reservou a loja de aluguel e venda de material de esqui do hotel La Pleta de Baqueira. Josep Moga coabitam nesse negócio, a experiência de um gato velho com as últimas tendências do mercado. Uma das hobbies menos conhecidas, de Josep Moga é o adoro pela leitura de livros de texto.
E, em particular, os manuais que tratam a respeito assuntos relacionados com a traumatologia. Na sua época de corredor de esqui quebrou diversos ossos. Uma dessas lesões foi o que o impediu de repetir nos Jogos Olímpicos de verão de 1960, em Squaw Valley (Califórnia). Este passatempo, quase obsessiva, na traumatologia lhe é, todavia, muito benéfico em seu serviço, ao intuir se uma lesão é mais ou menos perigoso, no momento em que um de seus clientes ou populares pede avaliação.
Moga esclarece que ele nunca diagnostica e deriva a todo o momento esses casos aos serviços de saúde. Mas tuas apreciações, em tópicos de ossos, ligamentos ou entorses, raras vezes costumam falhar. Josep Moga dorme uma média de quatro horas diárias. As madrugadas (até as duas e meia ou 3) dedicado à leitura. E antes das sete da manhã (nunca precisou de despertar / relógio despertador, garante) já está de pé. Mas antes de pular da cama há inúmeros exercícios de ginástica. Depois, alongamentos e exercícios abdominais para manter a forma.
incrível, prepara o café a sua esposa e vai pra loja. E deste modo dia após dia desde há muitos lustros. Considera-se que o exercício físico é a chave para conservar essa energia de “sobrenatural”. Mas assim como uma alimentação cuidada e retirar-se de hábitos perigosos pra saúde. Moga revela, por outro lado, o que muita da energia que continua emanando de seu corpo e parte da cabeça.