O morcego (título original em alemão: Die Fledermaus) é uma ópera cômica em três atos, com música de Johann Strauss (filho) e do compositor alemão Carl Haffner e Richard Genée. Estreou em cinco de abril de 1874, no Theater an der Wien, em Viena, Áustria.
O morcego é baseado em uma comédia alemã Julius Roderich Benedix chamada Das Gefängnis (A prisão), que por sua vez se baseia em um vaudeville, Le Réveillon, de Henri Meilhac e Ludovic Halévy. A ópera estreou em cinco de abril de 1874, no Theater an der Wien, em Viena, e tem feito parte do repertório regular de operetas desde assim. Nas estatísticas de cômica, ela expõe características aparece com o n.º 16 as duas óperas mais representadas no período de 2005 a 2010, sendo a 5.ª alemão e a primeira de Johann Strauss.
O papel de Eisenstein foi originalmente escrito pra um tenor, no entanto atualmente é cantado com regularidade por um barítono. Alfredo, um ex-namorado de Rosalinda. Enquanto Rosalinda reflete a respeito do caso de que Alfredo de ter regressado, aparece ele na porta.
Rosalinda pede que vá embora, já que seu marido pode mostrar-se a qualquer instante. Alfredo aceita, contudo apenas com a condição de que jure que ele podes voltar. Rosalinda aceita e Alfredo se marcha. Rosalinda não domina o que fazer. Nesse instante, entram Gabriel e o Dr. Blind discutindo (Não, mit solchen Advokaten ist verkauft man und verraten, apresenta verliert man die Geduld! – Não, com estes advogados se vê um comercializado e traído, e um perde a paciência!). Ambos se insultam e Rosalinda pede a Blind que se marche, já que eles podem armar um escândalo. Rosalinda tenta consolar Gabriel, e sempre que o faz, ele localiza que o Blind conseguiu que a Eisenstein lhe tragam a condenação de cinco a 8 dias.
Eisenstein pede a André que ordene a mais suculenta jantar ao “Leão Dourado” e que tire tuas mais velhas vestimentas para se mostrar à prisão. Entra Falke, seu amigo, que lhe faz novas piadas sobre o que lhe aconteceu.
Rosalinda volta com as velhas roupas de Eisenstein, porém Falke acusaram que a prisão é muito possível que se encontre com pessoas de alto grau e que o mesmo diretor da prisão, ele vai receber. Falke se despede e Gabriel sobe para trocar de roupa.
Entra Adela com o jantar enviada pelo Leão-Dourado. Rosalinda está expectante diante o retorno de Alfredo: o que você receberá, contudo somente pra fazer com que ele vá. No entanto, deve fazer com que Adela desapareça, o que lhe oferece a permissão pra sair. Gabriel reaparece elegantemente vestido, e prepara-se pra despedir-se de Rosalinda.
- Como se vestir para uma entrevista… em um emprego financeiro
- Passos pra fazer uma foto de particularidade
- 700m. ¡¡Tudo pronto para o sprint
- São Jerônimo deixa a tua família
Volta a mostrar-se Alfredo, que observando que Eisenstein se foi, toma o seu território e vestido com a sua bata. Rosalinda-lhe suplica que ela irá, porém Alfredo convida a beber e cantar (Trinke, Liebchen, trinke schnell, trinken macht die Augen hell! – Você Bebe carinho, bebe mais rápido, a bebida faz os olhos brilhar!). Enquanto Rosalinda cai sob os efeitos do vinho e do canto de Alfredo, ouve vozes na porta. É Frank, o diretor da prisão, que pede a Rosalinda que não se assuste, visto que só vem a transportar pessoalmente a teu marido até a tua remoção. Alfredo continua cantando e Rosalinda lhe pede que guarde silêncio, pois que não estão sozinhos.
Alfredo convida a Frank pra oferecer e, após isto, Frank solicita que você o acompanhe. Alfredo se recusa, em razão de ele não é o senhor de Eisenstein. Frank acredita que lhe tomam o cabelo e Rosalinda diz a Alfredo que vai ter que fazer-se atravessar por seu marido. Rosalinda lhe faz notar a Frank que com tua indecisão, a ofende: em vestes tão íntimas e tão altas horas da noite, só com o teu marido poderia estar. Mein Herr, was dächten Sie von mir saß ich mit einem Fremden hier?
