Pérola e Motor do México ou da Capital Mundial do Calçado, é uma cidade mexicana sede do município de mesmo nome, localizada no Estado de Guanajuato. 1830, em homenagem aos insurgentes Juan Aldama e Ignacio Aldama, as pessoas que participaram da luta de Liberdade do México.
Esse ambiente, está se consolidando novas vocações econômicas: a atenção à saúde de alta especialidade e diagnóstico, educação superior e da investigação, como este o turismo de negócios. Embora não é a capital política do estado, é considerado a capital econômica, social, comercial e de serviços.
- 2007 – Blade Runner Trilogy. 25th Anniversary (caixa com três CDS, incluindo objeto inédito)
- você Vai por um ótimo caminho da revolução bolivariana
- 000 recentes licenças
- seis Publicações 6.1 Revista Estudos de Direito
- 1 Mecanismos 1.Um Política de desconto
- se Concentrar no que é essencial
Em 2011, obteve uma menção honrosa no Sustainable Transport Award 2011, juntamente com a Guangzhou, China, superando a San Francisco, Califórnia, e em Zurique, pela Suíça. Ocupa o terceiro território a nível américa Latina com a maior rede de ciclovias. Em fevereiro de 2018, Leão foi considerada dentro das 100 cidades mais renováveis do mundo, segundo o repercussão do Projeto de Divulgação de Carbono (CDP), publicado na Bloomberg.
A Cidade de Leão, ressalta porque 76% da energia que é usada na região é renovável. Os resultados do CDP mencionam os seguintes detalhes; pra cidade é usado 2.5% de energia solar, 73.86% geotermal e 23.64% gás. Outra particularidade é que é a única cidade mexicana nessa tabela. O escudo que simboliza o Município foi adotado no passado século XX; contém em sua quota superior um Torreão que é o símbolo da cidade.
Está dividido em quatro quarteis, em primeiro lugar aparece São Sebastião Mártir, santo padroeiro da cidade, cuja festa é celebrada no mesmo dia em que se fundou Leão (20 de janeiro). O segundo quartel tem um leão, símbolo do velho Reino de Leão, pela Espanha, ambiente de onde se tirou o nome do município. A cidade está situada ao norte do estado de Guanajuato, aos -101° 41′ de longitude oeste e os 21° de latitude norte, a uma altitude de 1,798 metros. A área municipal compreende 1,183.Vinte km2, equivalentes ao 3.87% da superfície total do estado de Guanajuato.
O município limita-se ao norte com São Felipe; ao leste, com Guanajuato e Silao; ao sul, com Silao, Romita, e São Francisco do Canto; e, ao oeste com os estados do méxico e o Estado de Jalisco. Segundo a classificação climática de Economia da cidade de León tem um clima temperado com a variante subtropical subúmido com chuvas no verão, Cwa (na modificação feita por Garcia é denominado como semi-quente sub-úmido(A)C(wo)). A precipitação média anual é de 650 mm, concentrada no verão, todavia mesmo também é seco e molhado.
A vegetação natural é composto principalmente por uma floresta espinhosa no vale, sendo o algaroba (prosopis laevigata) o principal expoente. No entanto, a área natural está quase extinta dando recinto às atividades agrícolas e pecuárias. Nas colinas que se descobrem em redor da cidade encontra-se um matagal tropical, com espécies como o casahuate (Ipomoea arborescens), o varaduz (Eysenhardtia spp.), huizache (Acacia Schaffneri) e novas espécies xerófitas. Nas partes altas das montanhas ao norte da cidade descobrem-se uma floresta de carvalhos. O município em sua quota norte tem contrafortes montanhosos pertencentes à Serra de Guanajuato, que localmente leva os nomes de Ibarrilla, Comanja e de Lobos, considerada Reserva Ecológica Natural.